quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O Verdadeiro Sucesso

Atualmente, algumas palavras e expressões têm ganhado força, tornando-se até mesmo atrativas em títulos de livros, palestras, etc. É o caso de “sucesso”, “bem-sucedido”, “felicidade”, “produtividade”, “prosperidade”, entre outras. E sempre que lemos ou ouvimos algo sobre esses temas, percebemos que para sermos “bem-sucedidos” nos dias atuais é necessário conhecimento. Quanto mais se conhece a respeito de uma área de atuação, maiores as chances de sucesso.

As pessoas, no entanto, enfatizam o conhecimento aplicado profissionalmente e se esquecem do conhecimento aplicado espiritualmente, que, ao meu ver, é muito mais importante, pois nunca se torna obsoleto. Ao contrário, suas consequências são eternas.

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8.31,32).

Conhecer a Deus, conforme a sua palavra, produz liberdade. Permanecer na palavra de Jesus Cristo garante que não seremos mais escravos do pecado. Talvez alguém ache que isso não influencia em nada o sucesso profissional ou financeiro, mas é incalculável o benefício que essa liberdade traz para a vida eterna. Escravos não entrarão no céu. Qualquer jugo que não seja o de Jesus (cf. Mateus 11.29,30) não pode ser carregado ao lar celestial.

Isaías, numa de suas profecias, afirmou: “E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.” (Isaías 10.27).

A unção despedaça o jugo, tira o peso, liberta. E como fazer para adquirir essa unção? Simples. Tem a unção quem tem o Espírito Santo. Aquele que recebe Jesus Cristo pela fé e passa a ser morada do seu Espírito (cf. 1 Coríntios 3.16), esse tem a unção. João explicou isso:

“E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.” (1 João 2.20).

Aqui, João explica o método usado pela unção para libertar: o conhecimento. Não um conhecimento qualquer, mas o conhecimento de Deus. Dessa forma, podemos dizer que há uma sequência de eventos que acontecem quando convidamos Jesus para ser Senhor de nossas vidas. Recebemos Jesus; tornamo-nos habitação do Espírito (unção); adquirimos conhecimento de Deus; somos libertos!


Conhecer a Deus é, portanto, o segredo do sucesso daqueles que são bem-sucedidos espiritualmente.