segunda-feira, 2 de junho de 2008

Para Não Pagar o Pato...

Semana passada, li na internet uma notícia que deixaria Tiago, o irmão do Mestre, com os cabelos em pé. A matéria dizia respeito ao aspirante a craque Alexandre Pato. O atacante do Milan disse à imprensa que não pretende casar-se virgem, pois, apesar de ser evangélico (a reportagem fazia questão de dar essa informação), ele não segue à risca a religião.

Onde Tiago entra nessa história? Ele entra no primeiro capítulo da sua epístola:

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago 1.22).

Tiago separa as pessoas em duas categorias básicas (como professor de biologia, gosto dessas classificações): os Ouvintes e os Praticantes da palavra de Deus. De fato o grupo dos Ouvintes é muito mais numeroso do que o grupo dos Praticantes. Quem não ouve a palavra em nossos dias? Querendo ou não, a todo momento, se ouve falar em Jesus Cristo na tevê ou se lê sobre Ele na internet, em revistas, etc. Ser Ouvinte é fácil. Não requer esforço, muito menos habilidade. Difícil é ser Praticante.

Ser Praticante da palavra é mais difícil do que ser “evangélico”. Para ser evangélico, basta tornar-se membro de uma igreja. Ser evangélico exige apenas um cartão, ser Praticante exige renúncia, mortificação da carne, combate ao pecado, denunciar a podridão da sociedade e, ao contrário do que pensa Pato, inclui manter-se virgem até o casamento.

O que vemos em nossa sociedade é um profundo desrespeito à palavra de Deus. As pessoas rebaixam-na, colocando-a numa posição inferior à das suas vontades e caprichos. Se me interessa, eu cumpro; se não me interessa, não sigo “à risca” (usando as palavras da reportagem). A palavra de Deus não pode ser tratada dessa forma. Pessoas que agem assim são como aquelas sobre quem Jesus já falara:

“E todo aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Mateus 7.26,27 – ênfase minha).

Os que são apenas Ouvintes verão sua casa cair. Os Praticantes permanecerão firmes.
Portanto, para não “pagar o pato” depois, é melhor seguir à risca as palavras de Jesus agora.

Um comentário:

Jessé Haniel disse...

Achar bonito eh mto diferente de "ser". Mta gnt acha bonito ser crente. Esquecem q o principal passo eh obedecer a Palavra inteira. N so um pedacinho. Q Deus tenha misericordia e ele (Pato) reconheça o erro a tempo.