domingo, 14 de setembro de 2008

Dois Homens - Uma Lição

Há poucos dias, eu estava numa parada de ônibus e uma cena fez-me parar e observar. Um senhor que aparentava seus 50 anos estava distribuindo folhetos evangelísticos para as pessoas. Algumas imediatamente se colocavam a ler os folhetinhos, mas outras apenas viam de que se tratava e desviavam a atenção. Até aí, tudo normal (quem já entregou folhetos evangelísticos nas ruas sabe que é assim que a maioria das pessoas reage).

Um outro senhor, porém, foi mais enérgico. Quando recebeu a literatura, perguntou: "o que é isso?". O evangelista gentilmente explicou-lhe que se tratava de uma mensagem da parte de Deus para ele, uma mensagem de paz, mas sua explicação não foi bem recebida. O "evangelizado" fez um sinal negativo com a cabeça, cara de mau e, em seguida, amassou e jogou o papel no chão. O evangelista não disse nada. Apenas virou-se e continuou o seu trabalho.

Nesse exato momento, meu ônibus chegou, e já subi com uma indagação em mente: O que faz alguém ter ódio de uma mensagem de paz? Por que alguns preferem abarrotar seus bolsos com "santinhos" de políticos a receber um simples folheto com uma mensagem bíblica?

Balancei a cabeça e pensei: "ele não sabe o que faz". Achando que machucaria o senhor evangelista, na verdade, estava rejeitando o próprio Jesus Cristo.

Fiquei imaginando o que poderia responder a meu questionamento. O que faz uma pessoa odiar a mensagem divina? E a única resposta que tenho no momento é a de que essa mensagem não agrada porque denuncia a culpa do homem. E ninguém gosta de ouvir certas verdades. Ninguém gosta de ouvir que está errado, mesmo quando sabe que é verdade. Ninguém gosta de falar em pecado quando não vive uma vida santa. Deve ser por isso que aquele senhor não gostou de receber a mensagem evangelística; pois o mesmo Deus que diz "Eu te amo" é o que exige "Tome a sua cruz". Isso machuca o ego de muitos.

Por que abandonar meus maus hábitos? Por que viver em retidão? É mais fácil olhar com cara de poucos amigos para os evangelistas tentando intimidá-los. Quem sabe, assim eles não param de nos denunciar...

O evangelho denuncia o pecado e oferece esperança ao pecador, mas a sociedade prefere rejeitar as boas novas, pois os prazeres do erro são viciantes. Que pena!

Que Deus tenha misericórdia daquele senhor da parada de ônibus e coloque vários outros evangelistas em seu caminho. Talvez haja esperança...

"Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me" (Mateus 16.24).

Um comentário:

Thierry disse...

Cruel.. alguns se fazem não saber que está pecando, mas o evangelista está apenas fazendo a parte dele.. levando um pouco de Deus em um folheto para abençoar vidas e as vezes o que recebe é uma atitude dessa. Que Deus tenha misericórdia desse senhor!

Paz jovem, blog muito bom!