quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Viver o Melhor de Deus. Onde?

Criatividade. Qualidade de quem é inventivo, criador. Esta característica é imprescindível no mercado de trabalho atual, inclusive para mim, que sou professor. Criar meios de alcançar os objetivos propostos, com duzentos alunos, não é tarefa das mais fáceis.

Ao que parece, no entanto, o povo de Deus é dotado de uma dose extra dessa qualidade especial. O que temos visto de “invenções” no meio da igreja não está no gibi (nem na Bíblia, em alguns casos).

Depois da febre dos “apaixonados” por Jesus, da “adoração no DNA” e da idéia de que a qualidade do tempo importa mais do que a quantidade de tempo na presença de Deus, surgiu mais uma invencionice no imaginário cristão. O lema é: “Viva o melhor de Deus”.

Mais uma vez, trata-se de uma frase que provoca um forte efeito em nós; afinal de contas, quem não quer sempre o melhor? Quem não é atraído pela idéia do bom, do rentável, do confortável? Entretanto, ao mesmo tempo em que esse discurso é encantador, é também (julgo eu) perigoso. Perigoso porque desvia a minha atenção daquilo que é realmente o melhor de Deus para a minha vida.

O apóstolo Paulo escreve aos Coríntios:

“(...) mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2.9).

Em outras palavras, Paulo afirma que existe algo melhor preparado, que nem ele mesmo nem ninguém alcançou, ainda.

Quando alguém afirma que os filhos de Deus devem viver o melhor de Deus, já, sinto como se uma mão estivesse forçando minha cabeça a olhar para baixo, e não para cima. É como se este mundo em que vivemos fosse o alvo da minha esperança; mas isso não pode ser verdade. Não consigo imaginar algo que seja o melhor de Deus para mim que não seja o céu, a cidade celestial. A minha morada eterna é aquilo a que devo me apegar, com todas as forças e desejar, ardentemente, em todos os momentos. João nos encoraja a ter esse sentimento quando diz que naquela Cidade “nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos”. (Apocalipse 22.3-5).

Será que há na Terra algo melhor que isso? Impossível! O melhor de Deus para nós tem nome: Céu. Não significa que eu não queira ser abençoado aqui; apenas afirmo que a vida que levo aqui, neste mundo, nunca será comparável à vida que terei na eternidade. Tente sentir:

“E [Deus] lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21.4).

Vivemos hoje as “primeiras coisas”, mas o melhor virá. Cristo já o conquistou para nós, na cruz do Calvário.

Quando leio as palavras de Paulo e de João, novamente minha visão se eleva e o foco volta para o lugar de onde jamais deveria ter saído.

Quero encorajá-lo a jamais perder de vista o que é realmente melhor para você.

Espero, também, que a criatividade do povo de Deus não extrapole as linhas e entrelinhas bíblicas.

2 comentários:

Unknown disse...

Não ha como viver sem Deus, é por isso que eu entregei a minha vida pra ele, amo Jesus.

Santos.com disse...

Passei por uma doença muito complicada é o senhor Deus nunca me abandonou...estou na sua presença sempre...