domingo, 13 de janeiro de 2008

E Se Deus Tivesse um Orkut?

Eu tentei. Eu juro que tentei. Fiz de tudo (ou quase tudo) para resistir. Estou falando do Orkut, site de relacionamentos da internet; uma espécie de lista de amigos virtual.

Para fazer parte dessa rede, era preciso receber um convite por e-mail. Recebi vários. Recusei inúmeros, até que resolvi ceder. Aceitei o convite, preenchi o “formulário”, consegui uma foto e pronto: entrei para o time dos “orkuteiros”.

Minha lista de amigos não é das maiores, mas me faz sentir privilegiado. Realmente, ter amigos (amigos de verdade) é um privilégio. Foi aí que parei para pensar: E se Deus tivesse um orkut?

Sei o que está pensando: Rodrigo, há algo que eu possa fazer para ajudá-lo a recuperar a sanidade? Calma! Se existe alguém que gosta de se relacionar, esse alguém é o Todo-Poderoso. Imagine.

Clicando em “ver amigos”, você encontra a lista de amigos divina. E vejam só quem está lá! Abraão. Deus gosta de conversar com ele, mas às vezes parece que o patriarca hesita quanto a isso.

O Senhor havia tomado uma decisão: destruir Sodoma e Gomorra. No entanto, antes de fazê-lo, ele avisa ao seu amigo Abraão (cf. Gênesis 18.17,18). Este, ao ficar a sós com Deus, passa a fazer uma série de questionamentos (ver Gênesis 18.23-33). Na verdade, a dúvida é apenas uma:

“E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio?” (v.23).

A partir daí, Abraão demonstra certo temor em prolongar o diálogo. Para ele, fazer perguntas a Deus poderia despertar ira no Criador. É um atrevimento tomar o tempo de Deus! Será? Se você leu o texto de Gênesis, deve ter tido a mesma impressão que eu tive. Em nenhum momento, Deus mostra impaciência ou pressa. Ele simplesmente responde a todas as perguntas de Abraão. Não havia motivos para temer. Abraão não entendia, naquele momento, que Deus não se cansa de estar conosco, de relacionar-se conosco.

Sim, Deus gosta de ter amigos e Abraão é um deles (cf. Tiago 2.23).

Muito bem. Volte para a página inicial do orkut divino (o chamado profile) e dê uma olhadinha na foto. O que você vê? Isso mesmo! A foto é de Jesus, o Filho de Deus. E nem adianta deixar um scrap (um recado, em “orkutês”) pedindo pra ver a foto do Pai. Moisés pediu para ver a sua glória e ele respondeu:

“(...) Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá” (Êxodo 33.20).

Jesus, porém, nos consola:

“Quem vê a mim vê o Pai (...)” (João 14.9).

Isso! Se quiser ver o Pai, é simples: olhe pra Jesus, a expressão exata de Deus (cf. Hebreus 1.3; Colossenses 1.15).

Se Deus gosta mesmo de se relacionar, deve revelar seu nome aos amigos, certo? Certo! Foi o que ele fez com Moisés (ele também está na lista de amigos).

“Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros” (Êxodo 3.13,14).

Está vendo? No profile celeste, ao lado da foto do Messias, está escrito o nome de Deus: EU SOU O QUE SOU.

Por fim, vamos ver as comunidades. Para mim, essa é a melhor parte. Quando estou com um tempinho extra, gosto de “fuçar” as comunidades dos meus amigos. Elas falam muito sobre a personalidade e as atividades deles. Dentre as comunidades divinas, duas me chamam a atenção: “Morri por você” e “Ressuscitado”.

Deus tem tanto interesse num relacionamento com seus filhos, que se fez homem para morrer em nosso lugar e nos dar acesso direto a Ele. E mais: ressuscitou e está vivo!

Dessa forma, Ele nos convida a entrarmos para sua rede de amigos. Sim, ele já enviou o convite. Basta aceitá-lo. E você se tornará amigo de Deus.

Com direito a foto sua no álbum celeste. Que tal?

Um comentário:

Anônimo disse...

Falou e disse, Rodrigo! Deus sempre está do nosso lado, e sempre disposto a relacionar-Se com a gente. Será que Deus teria mais de um perfil?!?! Imagina! :D

Os posts estão muito bons, está de parabéns pelo blog!

Abraço, Deus lhe abençoe...